noticias:nota-de-esclarecimento:20200728171000

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de Esclarecimento

Segue texto conforme especificado pelos signatários.

O Hospital Santa Lydia vem cumprindo um papel essencial no enfrentamento do COVID-19 em nossa cidade e região, especialmente agora com o foco no atendimento de pacientes SUS.

Mas não é só, pois temos tradição e respeito na comunidade, no que tange o atendimento de oncologia infantil, na enfermaria, UTI infantil e neonatal, que continuam funcionando, sob estritas condições de biossegurança.

Por esses motivos, sentimos a necessidade de melhor esclarecer algumas informações sobre os protocolos adotados neste período de pandemia.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Hospital Santa Lydia recebe pacientes com várias enfermidades, inclusive, com COVID-19. Isso vinha acontecendo como todas as outras as unidades médico-hospitalares, seja de pacientes com ou sem diagnóstico. Nem por isso, os hospitais deixaram de atender pacientes imunodeprimidos, a rigor da adoção de outras medidas de biossegurança.

Reforçamos nossas alas adultas, com abertura de mais leitos e realocamos alguns serviços (consultas de cardiologia, cirurgias eletivas, etc.), para cumprir com a nossa missão e salvar vidas neste delicado momento.

Com a especialização de atendimento de pacientes adultos exclusivamente com COVID-19, temos ainda mais condições de reforçar e redobrar os cuidados. Passamos a explicar como estamos funcionando.

Nenhum paciente com COVID-19 chegará ao Hospital sem regulação ou sem prévio aviso. Ou seja, será sempre conduzido por ambulância com equipe para deixá-lo e outra para recebê-lo, com maca ou cadeira de rodas, intubados em ventilação mecânica ou utilizando máscara cirúrgica. Tal conduta reduz a dispersão de partículas infectantes.

O fluxo da entrada é bloqueado para a admissão exclusiva do paciente com COVID, a fim de que nenhum outro paciente ou acompanhante circule na recepção simultaneamente, sendo este setor liberado em seguida. Essa passagem de pacientes com COVID-19 nas áreas comuns durará poucos segundos e sempre haverá uma equipe (que reforçamos) para garantir que entrem em adequado isolamento dentro das áreas reservadas do Hospital. Mesmo assim se os pacientes imunodeprimidos/ familiares preferirem, ou se sentirem mais seguros, podem realizar a passagem através da entrada de serviços.

Em um segundo momento, que já está em fase de testes, os pacientes regulados com COVID, entrarão pela entrada do ambulatório, conexa ao Bosque Municipal, desta forma, isolaremos a entrada principal apenas para pacientes sem COVID. Ainda assim, o espaço é constantemente desinfectado segundo rigorosas normas de controle.

Para reforço, condicionamos que todos os pacientes e acompanhantes usem máscara para segurança pessoal, além de oferecemos dispensadores de álcool gel, bem como promovemos políticas que evitem a aglomeração na recepção. A área de oncologia infantil segue em um espaço separado/ isolado e não há contato direto com pacientes com o novo coronavírus, assim como toda equipe assistencial são exclusivas e dedicadas as nossas crianças.

O primeiro andar está com a ala de enfermaria e UTI infantil/ neonatal estruturada. A equipe que trata de nossas crianças não atende, em nosso Hospital pacientes com COVID-19. Dedicamos equipes especialmente para atendimento infantil e neonatal.

Ainda no primeiro andar, em uma enfermaria isolada, com barreiras sanitárias devidamente aprovadas, pelas normas rígidas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, atendemos pacientes com COVID curados (não estão mais em processo contagiante, embora continuem precisando de assistência). São 10 (dez) leitos nessa condição.

No segundo andar, temos 30 (trinta) leitos de enfermaria e mais 10 (dez) leitos de UTI, todos para pacientes com COVID-19. No terceiro andar, mais 7 (sete) leitos de UTI para pacientes com COVID.

O Hospital Santa Lydia através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar considerou todas as regulamentações e legislações vigentes de biossegurança para criar a estrutura de atendimento e de fluxo de acesso dos pacientes, recebendo inclusive visita recente da Vigilância Sanitária. Na sexta, 25/07, recebemos um representante dos pais das crianças aqui internadas juntamente com o membro do Conselho Tutelar e expusemos todos os protocolos adotados. Tivemos em audiência com o Ministério Público Estadual, na Promotoria da Saúde Pública (com o Dr. Sebastião Sérgio da Silveira) no dia de ontem, 27/07, esclarecendo todas estas questões e reforçando os protocolos institucionalizados.

Estamos preocupados com a saúde de todos e redobramos os cuidados para que nossa equipe e pacientes consigam permanecer nesse espaço com a maior segurança possível.

Agradecemos a compreensão e, juntamente com nossa diligente equipe, que não mede esforços para lutarmos na superação deste difícil momento.

Atenciosamente,

Marcelo Cesar Carboneri