institucional:historia

História

O Hospital Santa Lydia foi instituído pela Fundação Ribeiro Pinto e inaugurado em 27/01/1960, com o propósito de atender principalmente crianças carentes de Ribeirão Preto e região, em um momento difícil para o pais devido ao surto de poliomielite e meningite.

Com o passar dos anos e a mudança do perfil epidemiológico do País, o Hospital Santa Lydia passou a ser um hospital geral, atendendo as diversas clínicas com ênfase ao atendimento pediátrico especificamente a UTI infantil e neonatal. Assim como outras clínicas como cuidados intensivos adulto e ortopedia.

A busca contínua por novas técnicas e a humanização sempre foram os ideais de seus gestores que fizeram do Hospital Santa Lydia uma referência reconhecida e respeitado pela sociedade. Sempre aberto à comunidade acadêmica permitiu a formação de reconhecidos profissionais de saúde que atuam nas mais diversas e importantes instituições de saúde do país.

O Hospital Santa Lydia busca através da Responsabilidade Social, representar na essência o que ela é, o que almeja ser e os valores que a norteiam,ou seja, sua identidade organizacional.

O termo “Responsabilidade Social” representa uma forma de gestão baseada na relação ética e transparente de uma organização para com a comunidade na qual está inserida.

Com esta crença a Fundação Hospital Santa Lydia investe nesta ideia com ações que beneficiam os seus clientes e colaboradores, oferecendo tratamento humanizado, valorizando sempre, em primeiro lugar o ser humano e priorizando a Qualidade de Vida.

Compromisso com desenvolvimento de ações preventivas que levam em conta o consumo consciente de recursos e consequente redução no impacto ambiental, como por exemplo: investimento, reformas e manutenção constantes na estrutura física do hospital, possibilitando transparência na visualização dos processos, transmitindo segurança aos nossos clientes e humanização do ambiente, além da acessibilidade atendendo normas técnicas referentes aos portadores de necessidades especiais.

Distribuição de canecas retornáveis, visando redução de copos descartáveis, conscientização do uso racional de energia elétrica, água, telefonia, minimizando impactos ao meio ambiente.

Otimização de processos e instalações com consequente redução de consumo. Gerenciamento de resíduos: Preocupação constante com descarte de resíduos hospitalares, com ações de coleta seletiva contando com estrutura diferenciada, desde a seleção de materiais até adequada coleta de resíduos químicos. Gerenciamento de recicláveis.

Comissão de Humanização Comissão Cultural;

Treinamento de Administração do Stress para colaboradores, visando melhora na qualidade de vida; Treinamentos comportamentais e motivacionsis com profissionais altamente especializados; Pesquisa de Clima Organizacional; Reuniões para direcionamento futuros e tomada de decisões.

Interface com a Sociedade

Contadores de História: grupo composto por voluntários que exercem trabalho com crianças na Pediatria, setor de Quimioterapia e alas; Ouvidores; Participação e apoio na rede SUS com o grupo de apoio espiritual.

• institucional/historia.txt
  • Última modificação: 05/06/2020 16:15