HOMENAGEM

Papel da Fisioterapia frente ao COVID-19

Segue texto conforme especificado pelos signatários.

Equipe de Fisioterapia do Hospital Santa Lydia

Fundação Hospital Santa Lydia

Não é novidade que os profissionais da saúde assumem papel de destaque quando pensamos na pandemia do coronavírus, que vivenciamos. além dos enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, existe uma grande equipe por trás de todo esse cuidado e dedicação. São profissionais que estão na linha de frente e têm extrema importância na recuperação dos pacientes com covid-19: os fisioterapeutas.

Eles desempenham um importante papel mediante os sintomas da covid-19 com a finalidade de prover a vida em situações tão graves ocasionadas por esta doença.

Eles estão presentes desde a internação dos pacientes com sintomas leves internados em enfermarias até os pacientes com os sintomas graves internados em uma unidade de terapia intensiva (uti). o fisioterapeuta intensivista desenvolve um trabalho essencial na manutenção da permeabilidade das vias aéreas, no gerenciamento da ventilação mecânica, juntamente com a equipe médica (ajustes, correção de assincronias e processo de desmame – retirada da ventilação mecânica).

Além da fisioterapia respiratória também é realizado a fisioterapia motora, pois os pacientes hospitalizados tendem a experienciar o imobilismo como consequência da dinâmica hospitalar por estarem restritos ao leito. a fisioterapia dispõe de condutas (somente quando há segurança hemodinâmica e metabólica) que preconizam mobilizações e visam preservar ou melhorar a integridade e amplitude do movimento articular juntamente com ganho de força muscular.

Essas mobilizações podem ocorrer no leito e evoluírem para sedestação beira-leito, treino de equilíbrio, treino de sedestação-ortostase, cicloergometria e até deambulação. a equipe de fisioterapia do hospital santa lydia vêm desenvolvendo esse trabalho com destreza tanto em utis como em enfermarias. é com imenso orgulho que todos reconhecemos o grandioso trabalho, tanto destemido quanto essencial.

Parabéns á todos!

Dr Walther de Oliveira Campos Filho