arquivo:noticias:2019:04:16:reinauguracao-brinquedoteca

[REINAUGURAÇÃO] Brinquedoteca

Ribeirão Preto, 16 de Abril de 2019.

~~socialite~~

Hospital Santa Lydia reinaugura brinquedoteca com festa para as crianças. A reinauguração contou com apresentação do “Expressoriso”, música e muita brincadeira.

Mães, pais, crianças, dirigentes, corpo clínico, enfermeiros e funcionários do Hospital Santa Lydia participaram na manhã desta segunda-feira, 15 de abril, da reinauguração da Brinquedoteca da unidade, espaço para dar suporte e humanização hospitalar às crianças em tratamento na instituição.

Com a participação especial do grupo “Expressoriso”, as crianças que passam por tratamento no hospital se divertiram com músicas, brincadeiras e muita descontração.

O superintendente da Fundação Hospital Santa Lydia, Marcelo Carboneri, afirma que a hospitalização de crianças é um processo muito doloroso, que envolve perdas e mudanças na rotina de vida delas e de seus familiares. A Brinquedoteca insere a criança em um ambiente muito diferente da sua realidade, que é brincar.

“As crianças têm muita dificuldade de entender e assimilar o que está acontecendo. A maior dificuldade que os pacientes pediátricos apresentam se deve ao medo do desconhecido e esse momento de alegria pode mudar tudo, muito mais que uma atividade prazerosa”, explica.

A reativação da Brinquedoteca atende à determinação da lei 11.104 de 21 de março de 2005, que torna obrigatória a instalação de brinquedotecas nos hospitais brasileiros, humaniza a saúde e promove o lúdico.

Espaço que valoriza a saúde, o brincar e a cidadania, a brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos, assim como auxilia no apoio familiar. A criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem, atividades que podem ser trabalhadas na brinquedoteca auxiliando no desenvolvimento das crianças. Até mesmo o banho de sol ajuda a promover a melhora da saúde.

“Nossas crianças precisam de um momento de lazer junto ao seu familiar que também sofre com este processo. A criança cria um vínculo entre família e equipe de saúde frente aos processos de humanização hospitalar”, diz o diretor clínico da Fundação Hospital Santa Lydia, Walter de Oliveira Campos Filho.

A reativação do equipamento foi só possível graças a uma força-tarefa dos funcionários da Fundação Santa Lydia, que doaram os brinquedos.

Fotos: Fernando Gonzaga
Site: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Não foi encontrada nenhuma imagem.
  • arquivo/noticias/2019/04/16/reinauguracao-brinquedoteca.txt
  • Última modificação: 28/05/2020 06:29