arquivo:noticias:2018:08:21:fundacao-hospital-santa-lydia-faz-campanha-de-mobilizacao-contra-sarampo-e-poliomielite

Fundação Hospital Santa Lydia faz campanha de mobilização contra sarampo e poliomielite

Unidades de saúde geridas pela instituição aderiram ao Dia D de vacinação contra as doenças

Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

A Fundação Hospital Santa Lydia, em parceria com o Rotary Clube, promoveu no último sábado, 18 de agosto, ações para fortalecer a campanha de mobilização nacional de combate ao sarampo (vacina tríplice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéola – SCR) e poliomielite para crianças na faixa etária de um ano a cinco anos.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida treze de maio e a Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBDS) do Quintino II, administradas pela Fundação, promoveram no último sábado, data que marcou o “Dia D de Mobilização Nacional contra as doenças, orientações aos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação durante toda a campanha, que termina dia 31 de agosto.

Foram distribuídos panfletos informativos nas unidades de saúde e fornecidas orientações sobre as de doenças aos pais e responsáveis. Em pontos estratégicos, também foram disponibilizadas faixas informativas.

O diretor técnico e gerente de planejamento e metas da Fundação Santa Lydia, Walther de Oliveira Campos Filho, ressaltou o papel dos agentes públicos na conscientização em massa.

“Embora dia 18 de agosto tenha sido considerado o Dia D para a vacinação, é de extrema importância reforçar que a campanha contra o sarampo e a poliomielite, segue com a mesma intensidade até o término do mês. A Fundação manterá seu empenho nas unidades para que o índice de vacinação em nossa cidade alcance a maior cobertura possível”, explicou.

O médico ressaltou, ainda, que a poliomielite assola a humanidade há mais de dois mil anos. Em outros tempos, durante epidemias, ocorriam cerca de mil casos ao dia, com mais de 350 mil casos ao ano.

Outra ação foi a divulgação, no domingo (19), durante espetáculo infantil no Theatro Pedro II. No Show do Bita, foram disponibilizadas faixas e distribuídos panfletos com orientações nas duas apresentações.

“Milhões de cidadãos espalhados em todo o mundo tiveram suas vidas restritas de várias formas por conta deste mal. Não podemos deixar que a doença volte, é necessário nos mobilizarmos”, disse o médico Walther Campos Filho.

Em 1985, o Rotary Internacional assumiu com outras instituições de alcance global, como a UNICEF, uma luta em âmbito mundial com o objetivo de erradicar a poliomielite, conhecida no Brasil como paralisia infantil.

Números da vacinação em Ribeirão Preto A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto divulgou nesta segunda-feira, 20 de agosto, os números do segundo Dia “D“ de mobilização nacional de combate ao sarampo (vacina tríplice viral que protege contra a doença, caxumba e rubéola – SCR) e poliomielite para crianças na faixa etário de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), que aconteceu no último sábado.

O levantamento feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde mostra que foram vacinadas 3.881 crianças.

Já foram imunizadas 15.153 crianças desde o início da campanha, uma cobertura de 50,5% do público-alvo, que é formado por 30.108 crianças.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. A campanha vai até o dia 31 de agosto.

• arquivo/noticias/2018/08/21/fundacao-hospital-santa-lydia-faz-campanha-de-mobilizacao-contra-sarampo-e-poliomielite.txt
  • Última modificação: 28/05/2020 06:29